Desenvolvimento Socioemocional
Nosso mundo gira em torno de educar mentes e emoções
Aqui, reconhecemos que aprender é um movimento que envolve cabeça e coração. Por isso, desenvolvemos o pensar e o sentir, estimulando o crescimento intelectual na mesma medida em que fortalecemos o desenvolvimento socioemocional.
OPEE – Uma proposta que transforma vidas
Em parceria com o programa OPEE, de Léo Fraiman, nossos estudantes têm acesso a materiais didáticos personalizados, aulas práticas e teóricas, além de ações que envolvem toda a família. A proposta trabalha pilares essenciais para o desenvolvimento humano, tais como:
Funções superiores da inteligência: aprender a pensar antes de agir, exercitar a empatia, interpretar comportamentos, formar a personalidade, fortalecer a proteção emocional e desenvolver a capacidade de superar perdas e frustrações.
Maturidade intelectual e emocional: treinamento de caráter, tolerância, disciplina, liderança, determinação e autoconfiança.
Relações interpessoais saudáveis: ética, honestidade, empatia, diálogo entre diferentes ideias e colaboração em equipe.
Saúde emocional: ferramentas que auxiliam na prevenção de ansiedade, depressão, baixa autoestima, agressividade e outros transtornos emocionais.
Identidade e consciência crítica: alunos são desafiados a construir, desconstruir, analisar e experimentar em um processo contínuo de reflexão.
Atenção e foco: técnicas de meditação e mindfulness que favorecem concentração, equilíbrio emocional e melhor rendimento.
Aqui, formamos alunos emocionalmente preparados, reconhecendo cada um como um ser único, digno de respeito, compreensão e incentivo em suas habilidades e potencialidades.
Somos uma escola que faz diferente, para fazer a diferença.
Filosofia – Conhecer a si mesmo para transformar o mundo
Nos anos finais do Fundamental II e no Ensino Médio, ampliamos essa formação por meio da disciplina de Filosofia, com foco no autoconhecimento.
Desde a Grécia Antiga, a filosofia busca respostas para as grandes questões humanas. Sócrates já afirmava: “Conhece-te a ti mesmo”, indicando que nenhum conhecimento tem valor se não for acompanhado da compreensão sobre quem somos. Aristóteles apontava a felicidade como a finalidade última da existência. Outros filósofos ao longo da história dedicaram-se a compreender a condição humana e nossa relação com o mundo.
Inspirados nesses pilares, trazemos uma abordagem filosófica que: promove transformação epistemológica; prepara os estudantes para questões éticas, psicológicas e emocionais; dialoga com desafios contemporâneos e com as demandas da vida; estimula a compreensão profunda da humanidade e das próprias potencialidades.
Buscamos, assim, educar para o sentido, para a reflexão e para a construção de uma vida com propósito, explorando e desenvolvendo aquilo que há de melhor em cada aluno.