Metodologias Ativas
No Colégio Amplação, os modelos e fórmulas desgastadas dão lugar a práticas modernas e abordagens inovadoras, que ampliam os horizontes do aluno e fomentam o conhecimento do mundo à sua volta, assim como o autoconhecimento.
Inserimos a tecnologia no processo de aprendizado de forma relevante, a favor do conhecimento, com novos recursos, ferramentas e metodologias ativas que enriquecem o aprendizado, desenvolvendo a fluência digital necessária nos dias de hoje. A cultura digital, adicionada como uma das competências a serem trabalhadas pela reforma da base nacional comum curricular (BNCC), já ganha destaque há muito tempo em nossos projetos pedagógicos. Unimos o melhor da experiência digital ao aprendizado real, sem nunca deixar de lado a importância das relações humanas.
Inúmeras são as metodologias ativas utilizadas em nossa instituição, que beneficiam a relação de aprendizado de nossos alunos. Confira, a seguir, algumas dessas metodologias:
Storytelling
É a técnica de utilizar histórias para envolver seu público e deixar uma mensagem mais clara. Recursos audiovisuais são utilizados para nesse processo de encantamento e consolidação das informações através dessa arte de contar histórias. As contações de histórias são utilizandas tanto por alunos como professores no cotidiano escolar. O storytelling é uma poderosa ferramenta, principalmente por envolver os fatores emocionais, fundamentais para a memorização e compreensão das informações, que são determinantes no processo de aprendizagem e desenvolvimento das múltiplas inteligências.
Design Thinking
É uma abordagem que tem por objetivo resolver problemas complexos focando no humano e organizando ideias. Para isso, o Design Thinking faz uso de elementos visuais para organizar o pensamento através de fluxos, organogramas, símbolos, cores, lettering. Um dos pontos fortes dessa técnica é o incentivo ao trabalho colaborativo, a investigação e desenvolvimento de competências socioemocionais.
Gamificação
Aprender é bem mais divertido com essa técnica! Na gamificação, são aplicados os elementos e técnicas de design de jogos contextualizados aos saberes apresentados em sala de aula. Essa metodologia é capaz de criar uma experiência de aprendizagem, por meio de gincanas, jogos digitais, quis, maratonas e desafios. Sem dúvida alguma, a gamificação é capaz de proporcionar um aprendizado leve, interessante e motivador.
Movimento Maker
O Movimento Maker, teve sua origem no início dos projetos Do It Yourself, mais conhecidos como DIY ou “faça você̂ mesmo”, em português. É uma cultura composta pela crença de que qualquer pessoa é capaz de criar, alterar, consertar e fabricar diferentes tipos de objetos com as próprias mãos.
A proposta se destaca ainda por promover atividades que estimulam aos alunos a desenvolver a criatividade e resolver situações problemas, aprendendo por meio de experiências.
Mindfulness
Também conhecido como atenção plena, o Mindfulness, é uma prática mental que procurar trazer controle as emoções e estímulos para se concentrar nas experiências, atividades e sensações do presente. Essa prática ocorre por meio de meditações, podendo ser guiadas ou não. Porém, o conceito é muito diferente de outras abordagens de meditações onde o foco principal é deixar a “mente vazia”. No Mindfulness, a ideia central é trazer o foco no presente, sendo fundamental no auxílio a redução do estresse e ansiedade, por exemplo. Na prática escola, ela é uma poderosa ferramenta na aprendizagem e no desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
PBL - Project Based Learning PBL e Problem Based Learning
A Aprendizagem Baseada em Projetos, ou Project Based Learning (PBL), é uma metodologia em que os alunos se envolvem com tarefas e desafios para desenvolver um projeto ou um produto.
Já a Aprendizagem Baseada em Problemas, ou PBL (Problem Based Learning) é uma metodologia voltada para a aquisição do conhecimento por meio da resolução de situações. A intenção é fazer com que o aprendizado seja mais dinâmico e ocorra de forma simultânea, fazendo com que o aluno tenha as bases teóricas e teste-as ao mesmo tempo. Ambas as metodologias possibilitam estimular diversas competências, como trabalho em equipe, protagonismo e pensamento crítico. Além disso, o grande ganho de aprendizado acontece por permitirem trabalhos interdisciplinares e multidisciplinares.
Flipped Classroom
Essa metodologia caracteriza-se pelo método que inverte a lógica de organização da sala de aula. Mas como assim? Isso mesmo! Professores disponibilizam vídeos, videoaulas, artigos, links e outros materiais, para que os alunos estudem em casa. Na hora da aula, em sala, a produtividade em relação aos conteúdos estudados se torna muito grande, pois os professores mediam as discussões sobre o tema e tiram as dúvidas dos alunos. O método também é bastante utilizado em seminários e apresentações de trabalho. Um dos destaques de se utilizar o Flipped Classroom é que ele torna a sala de aula um lugar para os alunos trabalharem com os problemas e se envolverem na aprendizagem colaborativa.
Peer Instruction.
Também conhecida como Aprendizagem em Pares, esta metodologia mantém a ideia central de que o conhecimento seja construído a partir da interação entre os alunos. A essência da Peer Instruction está em alterar a dinâmica da sala de aula para que os alunos auxiliem uns aos outros no entendimento dos conceitos e, em seguida, sejam conduzidos pelo professor no aperfeiçoamento desse aprendizado por meio de questões dirigidas. Afinal, vale o antigo ditado: “duas cabeças, pensam melhor do que uma,” não é mesmo?! E porque não aplica-lo a educação e utiliza-lo para se alcançar grandes conhecimentos, compartilhar habilidades e aprender de forma mais natural e significativa.