Metodologia ativa: o que significa tornar o aluno responsável pela aprendizagem? - Gazeta do Povo
A democratização do acesso à tecnologia mudou radicalmente a forma como o ser humano se posiciona diante do conhecimento e transformou a aprendizagem em uma tarefa que exige a aplicação de uma metodologia ativa. Se antes era preciso esperar que alguém se dispusesse a explicar algum assunto mais denso, hoje, é possível sentar na frente do computador mais próximo e aprender sobre qualquer tema.
Isso também vale para os pequenos. O tempo em que uma criança precisava necessariamente tirar suas dúvidas com um adulto não existe mais. Qualquer pergunta pode ser feita ao Google — graças aos vídeos e comandos de voz, antes mesmo que seu filho aprenda a ler e escrever.
Benefícios das metodologias ativas
Como era a escola no seu tempo? Possivelmente, o processo de aprendizagem funcionava no modelo clássico em que o professor falava durante aulas de 50 minutos e os alunos escutavam, anotavam e, de vez em quando, arriscavam levantar a mão para tirar uma dúvida.
Esse sistema é chamado de metodologia passiva por um motivo simples: nela, o aluno é apenas um ouvinte, mas não tem nenhum papel estimulante na construção e absorção do conhecimento. O educador é responsável por levar as informações para a sala de aula, conduzir a dinâmica e decidir o que, como e em que momento a turma irá estudar.
Se você estudou nesses moldes, é provável que se lembre do resultado: muita distração, falta de conexão com os estudos, desinteresse por várias disciplinas e a sensação de ter retido apenas uma parcela muito pequena de tudo que aprendeu na sua jornada escolar. Isso sem falar na impressão de que muito do que foi ensinado não tinha nenhuma utilidade prática no dia a dia da vida real.
As metodologias ativas foram criadas para solucionar essas lacunas e transformar o ato de estudar em uma atividade interessante, estimulante e prazerosa, que impulsiona crianças e adolescentes a desejarem aprender mais diariamente.
Com o professor guiando todo o processo e mostrando possíveis caminhos, os alunos são incentivados a tomar iniciativa e verbalizar seus desejos, aprendendo temas importantes a partir de atividades lúdicas ou de assuntos que realmente façam parte de seu leque de interesses.
Graças a essa dinâmica, os estudantes afiam seu pensamento crítico e se tornam mais preparados para questionar as informações que recebem, se aprofundar quando entram em contato com uma conversa superficial, desconfiar do que não parece sólido e tomar as rédeas de qualquer situação ou problema como líderes.
Como consequência, os estudantes se tornam cidadãos mais autônomos e confiantes, condicionados a pensar fora da caixa, fugir do senso comum e escapar do óbvio, com muita criatividade e jogo de cintura para superar obstáculos.
Exemplos de metodologias ativas
O Colégio Amplação, localizado no bairro Neoville, próximo à Cidade Industrial de Curitiba, é uma das grandes referências do país na adoção de metodologias ativas.
O pioneirismo da escola, idealizada desde o início para ser uma instituição de primeiro mundo, associou o projeto arquitetônico a sua proposta pedagógica, com estrutura que possibilita e amplia a execução das práticas ativas.
Ambientes e métodos de ensino são pensados para desenvolver os alunos em suas diversas capacidades.| Colégio Amplação
Com múltiplos ambientes lúdicos, sensoriais e organizados em estações coletivas de trabalho, fugindo das carteiras enfileiradas, o espaço foi planejado para que o aluno tome consciência do seu valor. Dessa forma, aprende a apreciar a coletividade, incentivando também a autoconfiança, a afetividade, a colaboração e a liberdade para se desenvolver.
“Na nossa realidade, o objetivo das inúmeras metodologias ativas que aplicamos é propor a integração e o trabalho em equipe para que o aluno construa o conhecimento de forma participativa, desenvolvendo todas as suas habilidades, potencializando o aprendizado, permitindo com que o aluno identifique a sua melhor maneira de aprender.”, explica Jader Simiano, Coordenador Pedagógico.
Incentivando o conceito de aluno protagonista, o Colégio Amplação ensina a criança a se posicionar diante de desafios reais, que serão encontrados ao longo de toda a vida. Há, por exemplo, projetos de empreendedorismo e educação financeira desde os primeiros anos do ensino fundamental.
Atividades tecnológicas e interdisciplinares, por sua vez, desenvolvem a liderança e tiram o estudante da caixinha que divide o conhecimento por matérias, possibilitando uma infinidade de associações e criação de projetos enriquecedores.
O ensino bilíngue e multicultural é outro fator que traz a concretude da vida real em um mundo globalizado para a sala de aula. Além do incentivo ao intercâmbio e ao contato com pessoas de outros países, várias atividades também são realizadas em inglês, ampliando o vocabulário e a naturalidade do contato com a língua.
As metodologias ativas são uma ponte entre presente e futuro. Entre o que seu filho é e o que ainda vai ser. Entre a sala de aula e o mundo real. Sem dúvidas, com a ajuda de uma escola inovadora, a missão de criar uma nova geração mais engajada, ativa e emocionalmente fortalecida fica muito mais fácil.